BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O lucro com a miséria alheia... (escrito em 10/06/2008)
Ontem, domingo. Estava eu aproveitando os últimos instantes do final de semana, quando resolvi sentar em frente a Tv e assistir um pouco da programação. Nada mais previsível do que reclamar da pouca qualidade e conteúdo da televisão Brasileira,principalmente aos fins de semana. Salvo raras exceções, prevalece o tédio, oprevisível, o "fast food" eletrônico.

Mas, pior do que programas que não nos fazem pensar, são aqueles que querem nos fazer pensar pequeno. Por exemplo, aqueles quadros em que escolhem uma família em meio a milhões de brasileiros necessitados e exploram até a última gota de seu drama e miséria, o fracasso na cidade grande,a vontade de retornar ao lar. A Câmera faz questão de dar close nas lágrimas da jovem mãe; mostram a geladeira vazia; o muitos filhos tão pequenos, já com o sofrimento estampado no rosto. E nesta hora o iludido telespectador já se incontra imóvel,atônito, com os olhos marejados em frente ao aparelho de Tv.


E a audiência aumenta. Pronto! agora vem a parte em que num passe de mágica tudo se resolve, e graças a benevolência dos patrocinadores e do bom samaritano apresentador ,a família retorna a sua terra com uma casinha para morar, seus móveis, um cheque gigante( para aparecer bem o valor no vídeo) e algumas tantas cestas básicas. E assim, encerram com a satisfação do dever cumprido, dever social cumprido. Tudo uma grande farsa, pura demagogia, drama popularesco, para tentar enganar nossos olhos as vezes desatentos.


Me coloco a pensar, quanto se gasta para produzir um quadro destes? Cem, duzentos, trezentos mil reais? Vamos colocar ums quinhentos mil. E Quanto os programas não lucram com a publicidade? o triplo, o quádruplo? Minha inocente máquina de contar nem pode imaginar esses valores! O certo é que nos vendem gato por lebre.


Assistimos satisfeitos, pessoas lucrando com a desgraça alheia. Lucrando sim! Nada, absolutamente nada contra aquela família que pode ter uma vida melhor graças a um programa de Tv. Mas isso é muito pouco em um país tão imenso, com tantos problemas, com tanta gente necessitando do básico pra viver. Já estamos cansados de saber. Então porque continuar alimentando uma ilusão gerada por imagens.


Alimentamos nossa piedade sentindo pena de um ou outro necessitado que é ajudado por alguém que não faz nenhum sacrifício, não faz mais do que obrigação de brasileiro, mas exibe um troféu, exibe um prêmio nobel por ter erradicado a fome no mundo!Ora! Menos, demagogia, mais ação, mais realidade. É o que precisamos!

Nenhum comentário: