BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Lendo o Jornal



(Escrito em 25/06/2008)

Quem me conhece sabe(ei alguém aqui me conhece?)... De uns anos pra cá, especificamente uns 5 ou mais, minha rotina é recheada por algumas hórinhas "passeando" de ônibus, pra ir trabalhar, estudar, me divertir ( sentada, em pé,sentada no chão, em pé escorada, acordada, dormindo, fingindo que durmo, sonhando acordada...e geralmente cansada, muito cansada!)
Uma coisa eu confesso... Sou muito curiosa, observadora. Dois olhos e dois ouvidos são o suficiente para perceber quase tudo que se passa ao nosso redor. E no ônibus (fazendo uma analogia barata) a pessoas são como os livros, ou melhor (ou pior), como um jornal diário, cheio de notícias, informações novas, algumas que já foram lidas, a coluna de fofocas, as tragédias, a superstição dos horóscopos, um colunista demagogo....e por fim (ou no início), sua capa, suas manchetes.
E é isso que eu fico tentando ler no rosto e nos gestos das centenas de desconhecidos que convivo por algumas horas diárias. Assim o tempo passa mais rápido. Quando não estou mergulhada no cansaço ou nos meus próprios questionamentos, e eu me divirto com cada manchete, cada pedacinho de pessoa que eu fico conhecendo, que paga a passagem e se acomoda do meu lado, ou grita lá de longe, onde eu posso ouvir.
Ás vezes me abobalho. Tanta gente junta, trocando calor humano, passando gripe uns para os outros, aproximados pela livre e espontânea pressão de não ter outra maneira de se locomoverem... Tantas pessoas tão próximas, separadas pelo abismo do silêncio, obrigados pela circunstância.
Aiai, é de rir o constrangimento! Eu também sorrio por dentro, também faço parte, daquelas muitas figuras estranhas em pé, sentadas, escoradas. Mas na minha curiosidade interminável, procuro nos olhos as manchetes de cada um. Um senhor senta-se no banco da frente, com um livro nas mãos. Ponho-me a observá-lo. Qual será seu nome? Por que lê este livro? E tantas outras perguntas... e algumas descobertas.
Ao longo desses anos, nessa vida suburbana, escutei muita coisa, falei um pouco menos e também vivi algumas histórias, engraçadas, outras nem tento. Já falei pra muita gente, “ah um dia eu escrevo um livro contando cada coisa que eu vejo nesses ônibus rsrs. Maspra quê escrever livro (que precisa de método é não é pra qualquer um) se eu tenho um blog heheeheh.. Por isso eu vou contando tudo que me vier à cabeça por aqui mesmo, pra quê melhor né!?
BJOS

Nenhum comentário: